terça-feira, 24 de agosto de 2010

Tubarões

Os animais são estudados na disciplina de zoologia, divididos em vertebrados e invertebrados.

No grupo dos vertebrados estão os animais que possuem coluna vertebral.

Os tubarões é um vertebrado, e existem mais de 350 espécies de tubarões, alguns são inofensivos e outros são perigosos. Abaixo se encontra alguns tipos de tubarões e suas especificidades.

· tubarão-frade: Se alimentam apenas de plâncton. Eles são observados nadando com as bocas abertas, filtrando pequenos organismos enquanto avançam nas águas.Nadam regularmente nas superfícies e são tolerantes a presença de humanos, o que contribui para a sua caça, pois pode representar uma tonelada de carne e 400 litros de azeite. Ele pode chegar até 12 metros e pesar até 7.000 Kg, encontrados nas águas costeiras temperadas e árticas do mundo inteiro. Muito raro em regiões tropicais. São protegidos por lei na maioria dos países.

· tubarão-baleia: Maior peixe do mundo, podendo chegar até os 20 metros e pesar mais de 12.000 Kg. Alimentam-se principalmente de plâncton, embora também comam regularmente cardumes de pequenos peixes e lulas, se encontra em todos os mares temperados quentes e tropicais, exceto o Mediterrâneo. É possível que seja um animal altamente migratório. São protegidos por lei em alguns países, embora sejam caçados em outros, principalmente em Taiwan e Filipinas.

· tubarão-boca-grande: É um dos mais raros e misteriosos membros da família dos tubarões, se alimenta de plâncton, pequenos camarões e águas-vivas, ele se alimenta a noite perto da superfície e se retira para as profundezas durante o dia, sua principal característica é a boca grande e um pouco disforme. O local de distribuição é incerto, mas são encontrados nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e pode atingir o tamanho máximo de 5,6 metros.

· tubarão-lixa: Ele é uma criatura que descansa durante o dia no fundo arenoso ou em grutas e sai à noite para se alimentar, podem usar as suas fortes nadadeiras peitorais para se arrastar no fundo do mar ou nadar de forma tradicional. Podem ser encontrados nas áreas tropicais e subtropicais da costa do Atlântico, do Pacífico e da África ocidental, seu tamanho máximo é de 3 metros e seus peso máximo é de 110 Kg, se alimentam de peixes, incluindo raias, crustáceos e moluscos.

· Cação-anjo: É um peixe das profundezas que se enterra nos solos arenosos ou lodosos durante o dia. O seu corpo achatado e sua excelente camuflagem permitem que ele se esconda das presas, são encontrados no Leste do oceano Pacífico e nas águas costeiras perto das Américas. Se alimentam principalmente de peixes com espinha e também de lulas, crustáceos e polvos. Seu tamanho máximo é de 150 cm e pode pesar até 27 Kg.

· Tubarão-anão: É um tubarão que muito tempo foi considerado o menor, mas perdeu esse título recentemente com a descoberta do pequeno “dwarf lantern shark” (tamanho máximo de 21,2 cm). Ele é uma espécie que vive em águas profundas, sendo um dos poucos tubarões que possuem bioluminescência. É provável que o seu ventre se ilumine no escuro para atrair pequenas presas. Seu tamanho é cerca de 20 cm e são encontrados nos oceanos temperados e tropicais do mundo todo. Alimentam-se de pequenos camarões, lulas e peixes de águas profundas.

· peixe-serra: Ele é facilmente de ser reconhecido, graças ao seu focinho em forma de serra repleto de dentes. Seu tamanho máximo é de 170 cm, se alimentam de peixes com espinha, camarões e lulas. Eles são encontrados na parte ocidental do oceano Índico e ao longo da costa sudeste da África do Sul.

· cação-bruxa: É um animal que prefere águas costeiras rasas, é insaciável e perspicaz, capaz de comer tudo o que aparecer na sua frente, de carniça a outros tubarões e focas; podendo ser muito agressivo com os nadadores e mergulhadores. Seu tamanho máximo é de 3 metros, encontrados em mares temperados do mundo todo. Alimentam-se de peixes, tubarões, raias, crustáceos, polvos, moluscos, focas e corpos em decomposição.

· tubarão cabeça-chata: Tem um aspecto corpulento e reputação agressiva. Embora seja uma espécie marinha, ele é conhecido por sua predileção pela água doce, sendo muitas vezes encontrado em rios e estuários, e são suspeitos de muitos ataques fatais aos seres humanos por causa desse maior contato quando estão em água doce.Seu tamanho máximo é de 3,5 metros, chegando pesar até 230 Kg. São encontrados nas águas costeiras tropicais e subtropicais em todo o mundo, do lado ocidental da Austrália ao Brasil. Alimentam-se principalmente de peixes e outros tubarões, já foram notificados casos que eles se alimentam de tartarugas, golfinhos, pássaros marinhos e até cães.

· tubarões-martelo: Ele é uma das espécies mais comuns, sendo encontrados cardumes em águas pouco profundas. Existem casos registrado de ataques a humanos. São encontrados em águas temperadas do mundo inteiro, do sul do Canadá ao Chile e Nova Zelândia, alimentam-se de peixes e crustáceos. Seu tamanho máximo é de 5,5 metros, podendo pesar até 400 Kg.

· tubarões-azuis: São peixes de pesca esportiva muito popular e alvos de muitos pescadores, grande parte das barbatanas utilizadas nas famosas sopas de barbatanas vem desta espécie. Seu tamanho máximo é de 3,8 metros. Podem ser encontrados em águas tropicais e temperados do mundo inteiro, principalmente em mar aberto, alimentam-se de pequenos peixes com espinha e lulas.

· Tubarão-tigre: São muito perigosos, são reconhecidos pela sua natureza agressiva e incríveis habilidades predatórias. Seus impressionantes dentes afiados são usados com freqüência para arrancar pedaços de presas muito maiores que eles, incluindo carcaças de baleias e de outros animais marinhos; e são famosos pela sua capacidade de comer criaturas resistentes, como as tartarugas. Seu tamanho máximo é de 5 metros, podendo pesar até 700 Kg. São encontrados em águas temperadas e tropicais do mundo inteiro, exceto no Mediterrâneo. Alimentam-se de pequenos moluscos, crustáceos, peixes pequenos e lulas, sendo que ele já foi responsável por vários ataques letais a humanos.

· tubarão-branco: Um dos maiores predadores do oceano, é um dos tubarões com maior distribuição, devido em parte à sua capacidade pouco habitual de manter a temperatura do corpo mais elevada do que a do ambiente que o rodeia, o que lhe permite sobreviver facilmente mesmo em águas muito frias, sendo encontrado em mares tropicais e temperados do mundo inteiro. Eles costumam erguer a cabeça para fora da água,gostam de explorar e morder objetos estranhos, o que o torna perigoso para os humanos, se tornando o maior responsáveis a ataques fatais a humanos. Seu tamanho mínimo é de 6,1 metros e pode pesar 1.250 Kg. Alimentam-se de peixes (incluindo outros tubarões), focas, golfinhos, carcaças de baleias, lulas, tartarugas e pássaros marinhos.

· Tubarão-mako: É mais conhecido pela sua surpreendente velocidade, que pode chegar aos 32 quilômetros por hora. São famosos pelos saltos havendo até casos em que chegaram a pular para dentro do barco enquanto eram fisgados, aleijando os pescadores. Por causa de sua força e agressividade ele é considerado perigoso para os humanos, responsáveis por vários ataques fatais. São encontrados em águas temperadas do mundo inteiro, alimentam-se de atum, espadarte e outros tubarões. Seu tamanho máximo é de 3,8 metros e seu peso é de 570 Kg.
































Essa postagem foi sugestão de um amigo e também porque não temos muito contato com esse animal maravilhoso, sendo assim não o conhecemos muito bem, apenas o que os filmes retratam (que nem sempre são verdades) e existem outras espécies além daquelas retratadas. Não são todos os tubarões que são perigosos e atacam humanos. Aqui as pessoas podem conhecer mais sobre eles, e saber que alguns por causa dessa má fama ou até por dinheiro estão sendo mortos.






Artigo escrito com base em:

http://www.discoverybrasil.com/tubaroes/detalhe/index.shtml

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/Curiosidades3.php



Um comentário:

  1. Muito bom meninas, to gostando de ver o avanço do blog de vocês!

    Eu disse que se vocês começassem não iam querer parar mais.

    Muito interessante essas espécies, principalmente esse charmoso Tubarão-Frade!!! Rsrs

    ResponderExcluir